Ergoptometria Laboral e Visão Digital

Prevenção e promoção da saúde visual no contexto ocupacional e ambiental.

Os estilos de vida e os ambientes laborais têm sofrido grandes modificações arrastados pela rápida e constante evolução tecnológica e industrial.

Dependente da necessidade de adaptação ao mundo digital que o rodeia, o ser humano encontra-se num nível de exigência visual sem igual na história, sendo as evoluções dos ambientes de trabalho e lazer, responsáveis por um elevado requerimento das habilidades de todo o sistema visual, incluindo os olhos, músculos oculares e o próprio sistema nervoso.

Estas alterações dos factores ocupacionais e ambientais são responsáveis por sintomas oculares comuns como a fadiga visual, a visão turva e o lacrimejo, mas também por condições como a síndrome de olho seco, a visão dupla e a fotofobia. Assim, identifica-se a afectação do sistema visual como um risco a ter em conta sendo necessário adoptar e implementar medidas de prevenção.

Dado que o sistema visual é responsável pelo reconhecimento do sentido que mais informação recolhe e processa do mundo exterior, torna-se relevante estruturar uma abordagem atenta a factores como a anatomofisiologia, a Influência dos factores ambientais, a síndrome de visão de computador e a Luz Azul, assim como reconhecer e adequar os equipamentos de protecção visual e adquirir conhecimentos sobre ergoptometria e técnicas de relaxamento e exercício visual.

Especialista: Carlos Lourenço

Licenciado em Optometria, Pós-Graduação em Terapia e Reabilitação Visual e especialização em Saúde Pública, Ocupacional e Ambiental.
Docente e formador nas áreas da Optometria e Contactologia.

Como fazemos

Será realizado na sua organização

Por profissionais integrados numa equipa

Com um gestor de equipa

São fundamentais:

  • A transparência da cultura de segurança
  • A co-responsabilização
  • O compromisso de todos

Conheça também a nossa formação em
Psicomotricidade Laboral

Fechar